AVISO: Antologia Valquírias

Lembra que na retrospectiva 2015 comentei que novos projetos estavam vindo por aí?

Então, um deles acabou de sair do forno!

Olhando para o cenário da literatura fantástica, podemos notar que por muitos anos o gênero foi conduzido sob uma ótica quase que estritamente masculina. Nomes como Marion Zimmer Bradley ainda eram franca minoria, a maioria dos personagens era do sexo masculino e muitas vezes as mulheres eram representadas de modo sexualizado. E embora as coisas tenham melhorado bastante nos últimos 15 anos, com adições de peso como J K Rowling, Helene Wecker e Susanna Clarke, ainda é comum escutar uns e outros afirmando que mulheres não são muito boas em escrever fantasia, que sempre descambam para o lado do romance. Embora esteja morrendo, o tabu de que mulheres não pertencem ao universo da capa e espada ainda persiste.

Debatendo sobre isso, surgiu a ideia (e o convite) para organizar uma antologia de contos produzidos exclusivamente por autoras. Gostaríamos de fazer parte dessa mudança. E que melhor símbolo para representar essa ideia do que a Valquíria, a deidade feminina responsável por conduzir os guerreiros e guerreiras mais valorosos até os salões de Valhalla?

E assim, orgulhosamente apresento a Antologia Valquírias! \o/

(Capa provisória apenas para divulgação)

(Capa provisória apenas para divulgação)

Convido todas as leitoras do blog, que também gostam de se arriscar nas palavras, a participar. A proposta é bem simples:

  • apenas autoras;
  • contos de até 10 mil caracteres (incluindo espaços) ou ainda 4 páginas A4;  
  • gênero fantasia contendo pelo menos uma protagonista do sexo feminino;
  • prazo de envio: 25/01/2016 até 10/04/2016. (ATENÇÃO: o prazo foi prorrogado para 10/05/2016) 

Estarei atuando como organizadora junto à Márcia Dantas, que também é escritora e blogueira (você pode acompanhá-la clicando aqui). Nós duas seremos responsáveis por auxiliar as participantes na produção dos textos, prover material didático e revisar cada um dos contos. Também estaremos à disposição para tirar qualquer dúvida ou problema que acabe surgindo.

A antologia será publicada pela Darda Editora, que está dando o maior apoio ao projeto. Inicialmente, será cobrada uma pequena taxa de valor ainda a definir caso seu conto seja selecionado (aaaaaah…), que será destinada aos custos de impressão.

Portanto, se você é do sexo feminino, escreve, gosta de fantasia e quer trabalhar de perto comigo e com a Marcia ou ainda fazer parte dessa mudança na cara do gênero fantástico, aparece lá no nosso grupo do Facebook (clique aqui). Nele, você terá acesso ao regulamento completo, contatos, links para estudo e toda a nossa assistência.

Deixo também uma matéria escrita pelo Davi, um dos responsáveis pela idealização deste projeto, onde ele explica quais os pros e contras de participar de uma antologia. Caso você esteja em dúvida, me manda um email no contato@bookwormscientist.com pra gente conversar.

Espero ver muitas Valquírias mostrando seu potencial! ;)

Fonte: Flickr - Reprodução

Fonte: Flickr – Reprodução

Resultado – Sorteio molesquine da traça
Fantasia não é só faz de conta

Comentários:

Loading Facebook Comments ...